Ministra da Agricultura aplaude arranque da SAGALEXPO em Lisboa. “Momentos de promoção como estes são essenciais”
Ministra da Agricultura aplaude arranque da SAGALEXPO em Lisboa. “Momentos de promoção como estes são essenciais”

Maria do Céu Antunes visitou certame direcionado à exportação de produtos portugueses, que decorre até 9 de março na Feira Internacional de Lisboa.


A SAGALEXPO – Sabores de Portugal arrancou em apoteose. Os expositores nacionais mostraram-se animados com a oportunidade de retomar o contacto presencial com os já clientes e os potenciais. Os compradores internacionais aceitaram o desafio e viajaram a Lisboa para conhecer os produtos que tanto caracterizam o País.

O Pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa encheu-se de empresários, que puderam comprovar a qualidade e distinção dos sabores nacionais.

A manhã ficou marcada com a visita da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que deu uma palavra de incentivo aos produtores nacionais, a quem reconhece a “excelência”.

“Os produtores portugueses estão convocados a encontrar de novo soluções não só para aumentarem o grau de auto provisionamento, mas também para fidelizarem os seus mercados externos e encontrarem outras fontes alternativas para as importações. Produzimos excelentes produtos. Não só para o abastecimento nacional como internacional. Temos todos de encontrar soluções para continuar a fazer esta trajetória que temos vindo a construir ao longo das últimas décadas”, apontou com entusiasmo.

Sobre a realização da SAGALEXPO, a responsável pela pasta da Agricultura deixou rasgados elogios ao projeto. “É uma excelente iniciativa. É a primeira vez que se realiza este evento. Realiza-se num momento particularmente desafiante. Depois de uma crise pandémica, de dois anos, que ainda nos deixou. Depois de uma seca que é estrutural já sobre o território português. E agora com este desafio acrescido por uma crise provocada por uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia que vai trazer novos desafios à economia portuguesa, europeia e global.”

“Momentos de promoção como estes são essenciais, sejam eles físicos, sejam eles através das redes sociais, ou também as feiras digitais que também levam Portugal ao Mundo. Congratulo este momento que representa também o retomar das feiras físicas, que são tao importantes para divulgar o que de melhor se faz em Portugal”, completou.

A tarde ficou marcada pela visita do Secretário Regional da Economia da Madeira, Rui Barreto, que saudou as empresas da região que são expositoras na SAGALEXPO.

O interesse pela considerada pérola do Atlântico também se verificou pela abordagem dos compradores internacionais. “A presença na maior feira de exportação em Portugal é uma alavanca e uma oportunidade para aprender, partilhar, conhecer melhor outras tendências e mercados. Isso é muito importante. Noto muito interesse. Os expositores estão agradados. O objetivo do Governo não é fazer negócio. O objetivo é ajudar as empresas a fazerem negócios. Nós queremos estar onde elas devem estar. Este é um certame onde é importante marcar presença”, disse.

O deputado de Partido Socialista, Paulo Pisco, visitou o certame e registou com muito agrado a presença de importantes empresas nacionais do setor agroalimentar e a sua vontade em internacionalizarem os seus negócios.

A SAGALEXPO – Sabores de Portugal decorre até 8 de março no Pavilhão 2 da FIL. Estão presentes mais de 210 empresas nacionais e cerca de 650 compradores estrangeiros. 

Newsletter
Seta New

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

Copyright 2020. Exposalão - Tous droits réservés.