Yamaha: "A EXPOMOTO apresenta-se como o maior evento deste segmento que há em Portugal"
Uma das marcas mais prestigiadas do mundo das 2 rodas acaba de confirmar a presença na EXPOMOTO, revelando-se muito expectante para o reencontro com os clientes. Luís Figueiredo, PV Marketing Manager da Yamaha, levanta a ponta do véu em relação às surpresas para os visitantes, que estão a ser preparadas pela gigante japonesa.
Texto: André Filipe Oliveira
.
De que forma está a Yamaha está a acompanhar a retoma do setor?
Enfrentando as dificuldades que o impacto da Covid-19 trouxe aos variados setores, a Yamaha tem mantido a presença no mercado, sendo que o maior desafio tem sido lidar com o crescente aumento da procura dos nossos produtos versus a dificuldade de satisfazer da nossa parte. Temos melhorado esta situação com mais produtos disponíveis.
Como é que o setor reagiu a esta paragem forçada?
Embora numa fase inicial se tenha temido que existisse uma quebra procura de produtos deste setor, porém o que se veio a verificar foi exatamente o contrário.
Podemos especular em relação às razões concretas deste fenómeno, mas acreditamos que tenha principalmente a ver com duas razões: o receio das deslocações em contacto com grande número de pessoas, como acontece no caso dos transportes públicos, versus as deslocações de moto que demonstram ser mais seguras; a impossibilidade de viajar e gozar o tempo de férias com a normalidade que havia numa fase pré-Covid-19 levou a que algumas pessoas tivessem um fôlego financeiro, que ajudou a comprar algo que já era seu desejo.
O nosso problema foi e tem sido termos produto para quem quer comprar.
Qual a importância da presença da Yamaha na EXPOMOTO?
A EXPOMOTO apresenta-se como o maior evento deste segmento que há em Portugal. Está baseado num conceito simples com resultados comprovados nas edições anteriores. Obviamente, aguardamos com grande expectativa o retomar deste tipo de atividades e estarmos de novo em contacto com os clientes e apresentarmos os nossos produtos.
Quais são as novidades que vão estar acessíveis aos visitantes?
Será possível ver da nossa gama desportiva, desde a R1 até à R125, com especial em foco nas decorações comemorativas dos 60 anos e o novo modelo R7. Damos especial destaque à nova MT-10, a rainha da gama MT, que capta a atenção de todos pelo novo conjunto de faróis compacto e um depósito de design renovado, que permite destacar a beleza mecânica.
Na gama Sport Heritage será apresentada a nova XSR900. É o desportivo dos anos 80 com a tecnologia dos dias de hoje. Este modelo renovado é prova viva de décadas de investigação e desenvolvimento. Será ainda possível ver a XSR700 que conta agora com iluminação led.
Poderemos ainda ter mais novidades, mas guardamos para quem nos visite na feira.
A Yamaha já está a trabalhar a participação à feira?
É importante marcarmos a nossa presença na feira e por isso também já estamos a trabalhar a a nossa participação. Ao fim de dois anos, será a primeira vez que vamos ter contacto direto com o nosso cliente. Acreditamos que este ano será mais um ano de bons resultados.
De que forma a Yamaha ultrapassou os desafios trazidos pela Covid-19?
Tivemos que nos adaptar à nova realidade. Em termos de comunicação, a empresa tem apostado muito no digital e incrementado significativamente o investimento nesta área, bem como acelerando muitos processos por via digital.
Aproveitámos este tempo para actualizarmos a imagem dos nossos concessionários. Será fácil para um cliente entrar num concessionário da Yamaha em qualquer parte da europa e sentir que está em casa. Procuramos novas soluções para chegar aos nossos clientes.