João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia: “A qualidade da matéria-prima e o conhecimento histórico nacional são as fundações do sucesso desta indústria e da sua afirmação global”
O setor da pedra tem contribuído de forma exponencial para a afirmação do País no Mundo. O Secretário de Estado da Economia fez rasgados elogios sobre a feira Stone, que vai realizar-se entre 1 e 4 de junho na Exposalão, na Batalha, destacando a sua importância por reunir os diversos profissionais e empresas do setor.
Portugal é considerado um dos players do mundo no processo de transformação da rocha ornamental. Que factores considera estarem associados a este reconhecimento?
A qualidade da matéria-prima e o conhecimento histórico nacional são as fundações do sucesso desta indústria e da sua afirmação global. No entanto, nos últimos anos, o setor tem aberto as suas portas à academia, à investigação, à colaboração entre os vários agentes do conhecimento e da indústria e feito avanços significativos nos processos de certificação e qualidade. O reconhecido e histórico saber-fazer capacitou-se com tecnologia, certificação e formação e exponenciou uma das nossas indústrias mais globais.
Qual a importância de um evento desta dimensão?
Um evento desta dimensão, localizado onde a indústria da pedra pulsa mais forte, com a presença de muitos dos agentes que têm feito o sucesso da trajetória recente do setor. Esta feira será mais uma grande oportunidade de partilhar conhecimento, promover sinergias e dar visibilidade ao setor. Serão, certamente, dias de celebrar a trajetória de crescimento e discutir os desafios futuros da nossa economia e do setor da pedra natural.