Jorge Vala: “A STONE tem evoluído muito, não apenas o crescimento em dimensão, mas em qualidade”.
Jorge Vala: “A STONE tem evoluído muito, não apenas o crescimento em dimensão, mas em qualidade”.

O Presidente da Câmara de Porto de Mós falou sobre a importância da indústria da pedra para o Município e aplaudiu a realização da STONE, como um evento chave para a dinamização do setor.


Qual a importância do setor da pedra para Porto de Mós?

O setor dos recursos minerais é muito importante, quer pela extração da pedra natural, quer pela transformação. Este é um concelho que tem como motor da sua economia estes dois importantes recursos.

Por outro lado, o setor torna-se ainda mais importante na parte da transformação. É exatamente a transformação que acrescenta valor ao produto e à economia. Este é um setor fundamental para nós. Estamos de braços dados com os empresários, até nas preocupações nas zonas de intervenção com potencial que, neste momento, não é possível de avançar para exploração. Existem outras áreas que estão a ser equacionadas. Portanto, estamos a trabalhar toda esta área em conjunto com a ASSIMAGRA.

O município de Porto de Mós está perfeitamente alinhado com todo o setor. Queremos transformá-lo para torná-lo melhor e mais rentável. Sendo mais rentável é inevitavelmente mais dinâmico economicamente para o concelho, mas também para a região. Estando em Porto de Mós centrado um dos principais polos de extração, este é um município de portas abertas à região, quer na dinâmica do setor, quer no apoio destas áreas.

A feira STONE reúne vários profissionais e empresas da indústria da pedra. Como perceciona a importância deste evento para o setor e por consequência para a economia nacional?

Quero em primeiro lugar um bem-haja pelo facto de voltarmos a ter eventos. Infelizmente, durante estes últimos dois anos foi tudo feito à distância. Este é um evento determinante. A Exposalão está de parabéns. Esteve de parabéns quando decidiu acorrer ao desafio de alguns empresários com dinâmica. Decidiu fazê-lo em boa hora. Pelo aquilo que conheço, a feira tem evoluído muito, não apenas o crescimento em dimensão, mas em qualidade. A STONE terá hoje empresários ligados ao setor de todo o País. Essa presença massiva revela bem a importância da feira para o setor e em segundo lugar para o País.

Entrevista publicada na íntegra na edição nª4 da revista VEJA Portugal (brevemente)*

Newsletter
Seta New

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

Copyright 2020. Exposalão - Todos os direitos reservados.